Fazenda solar: o que é e como funciona
Fazenda solar é um conjunto de painéis solares instalados em espaços rurais ou campos abertos.
Uma fazenda solar é uma extensa área de terra onde conjuntos de painéis fotovoltaicos são instalados. O número de painéis pode variar de acordo com o tamanho da fazenda, mas eles podem gerar até 3 MW de potência.
Essas fazendas são de extrema importância, pois produzem uma grande quantidade de energia solar que é vendida para a rede elétrica, abastecendo os imóveis da região onde estão localizadas.
O que é fazenda solar?
O termo é normalmente usado para designar um conjunto de painéis solares instalados em espaços rurais ou campos abertos. E, para qualificar uma fazenda solar, não existe uma quantidade determinada de módulos ou um tamanho mínimo do local escolhido para realizar um projeto de energia solar. No entanto, já há um consenso quanto à potência que caracteriza uma fazenda solar, ou seja, 1 MW, que equivale a uma área ocupada entre 8.000 e 10.000 m². A propósito, a maior fazenda solar já construída até agora tem uma potência total de 6 mi kWhe está na China. Em 2024, a energia solar deverá receber mais investimentos do que o petróleo. Para tratar desse mercado tão importante, será realizado o China-Brazil Solar PV Industry Exchange Fórum, que acontecerá no Brasil.
Como surgiu o termo fazenda solar?
A expressão fazenda solar é uma tradução do inglês “solar farms”, mas começou a ser usado na Alemanha, nos anos 1990. Naquela época, os proprietários rurais começaram a instalar projetos fotovoltaicos em suas lavouras a fim de produzir e vender energia solar para as redes de distribuição. Essa empreitada começou a partir do momento em que o governo alemão deu início ao incentivo à produção de energia solar fotovoltaica. Assim sendo, os fazendeiros passaram a ficar conhecidos como fazendeiros solares.
Como funciona uma fazenda solar?
Uma fazenda solar funciona com a instalação de milhares de painéis solares, cuja quantidade varia conforme a capacidade e o tamanho da fazenda. Esses painéis absorvem a radiação solar e a convertem em energia elétrica. A energia limpa gerada é transmitida para a rede elétrica pública, abastecendo residências, empresas e indústrias da região. Além disso, a geração de energia pelas fazendas solares gera créditos de energia, que podem ser descontados das contas de energia dos imóveis do mesmo proprietário.
Qual a diferença entre uma fazenda solar e uma usina solar?
A principal diferença entre uma usina solar e uma fazenda solar está relacionada ao tamanho e capacidade de produção energética de cada uma. As usinas solares são instalações de grande porte, construídas para fornecer eletricidade em larga escala para a rede elétrica. O principal objetivo é a geração de eletricidade para distribuição comercial ou industrial. Elas envolvem uma infraestrutura mais complexa e podem até incluir instalações para armazenamento de energia. Estão localizadas, normalmente, em áreas amplas e abertas, como desertos ou terrenos baldios.
Já as fazendas solares também são instalações de geração de energia solar, mas geralmente em menor escala se comparadas às usinas solares. Elas podem variar desde pequenas instalações comunitárias até grandes instalações comerciais. Podem servir a múltiplos propósitos, incluindo o fornecimento de energia para comunidades locais, empresas ou até mesmo para uso agrícola. É comum que essas fazendas sejam instaladas em terras agrícolas ou áreas rurais e podem ser projetadas para coexistir com outras atividades, como agricultura.
Como é construída uma fazenda solar?
Montar uma fazenda solar não é tarefa fácil. A construção exige diversos passos importantes.
Planejamento e estudo de viabilidade
Determinar o tamanho da área necessária e se ela é adequada para a captação solar, além de verificar o acesso à rede elétrica e os aspectos jurídicos.
Projeto
Desenvolver um projeto considerando a quantidade de painéis a serem instalados e a potência a ser gerada, determinar o valor do investimento inicial necessário e definir a disposição dos painéis fotovoltaicos.
Compra e instalação dos equipamentos
Aquisição e instalação dos equipamentos, incluindo painéis, inversores solares etc.
Monitoramento de sistemas solares
Realização de manutenções periódicas para monitorar o sistema solar e garantir a eficiência dos painéis.
Fazenda solar no Brasil
Só é possível vender energia solar no Brasil sendo concessionária de energia ou agente do mercado livre. Portanto, as fazendas solares não existem por aqui. Dessa forma, como não há uma definição exata sobre o que é fazenda solar, as agências governamentais e a maior parte dos representantes da indústria adotam o termo usina solar. Isso é destinado aos empreendimentos que produzem e vendem energia solar. Produtores rurais com terras disponíveis podem ter uma usina de geração compartilhada de pequeno porte e ter retorno financeiro sobre a produção energética que conseguir gerar. Eles também podem arrendar parte de suas terras para a produção de energia solar. Um exemplo disso são as terras áridas, que podem ser destinadas a empresas especializadas. Essas, então, constroem uma fazenda solar com intuito de vender a energia gerada à rede de distribuição por meio de leilões controlados pelo governo.
Locais ideais para a construção de uma fazenda solar
Quando se pensa em meio ambiente, percebemos que a fazenda solar só pode ser um empreendimento sustentável se for instalada em locais não aptos à agricultura. O projeto pode ser ambientalmente viável também em territórios com vegetação não rasteira. Os espaços mais favoráveis são os áridos, contendo linhas de transmissão próximas para não provocar desmatamento ou a necessidade de construir obras com milhares de quilômetros para chegar até o consumidor.
Esse tipo de empreendimento é comum em projetos de usinas hidrelétricas, que alagam áreas extensas para formar suas barragens. Com isso, impactam flora e fauna. Recentemente, a inauguração da Usina de Belo Monte, em 2019, provocou o desmatamento de uma grande extensão da Amazônia para a realização de seu projeto. As áreas semidesérticas do país já são suficientes para implementar fazendas solares, beneficiando imensamente as famílias e a sustentabilidade desses locais.
Incentivo do governo para instalar fazenda solar
Se o governo decidir incentivar a construção de fazendas solares, poderá beneficiar inúmeras famílias carentes que vivem no sertão brasileiro. Isso pode ser feito por meio de arrendamento de suas terras a fim de produzir energia solar. Apesar de não existirem estímulos específicos para fazendas solares, o governo destina incentivos fiscais para energia solar no Brasil, de uma forma geral. Esses incentivos incluem:
IPTU verde: diversos municípios oferecem descontos no IPTU de imóveis residenciais ou comerciais que adotam a energia solar;
Isenção de ICMS: o governo determinou que a energia produzida por sistemas fotovoltaicos injetada na rede elétrica fica isenta do ICMS.
Fazenda solar e crise energética
Quanto à crise energética, a inspiração para enfrentar o problema também pode vir da Alemanha. Em algumas regiões desse país, onde há muitas casas e espaços contendo painéis solares, ocorrem picos de produção de energia solar por volta do meio-dia. Assim, o excesso de energia produzida pode abastecer o bombeamento de água que retorna para o reservatório de uma hidrelétrica para uso noturno, quando a produção de energia solar cessa. Esse é um exemplo notável de cultura e visão que pode ser usado aqui para inspirar novos projetos para solucionar a crise energética do país.
A energia solar no futuro e seus benefícios para as cidades modernas
É certo que a energia solar é a fonte renovável mais disponível em todo o território nacional. No entanto, seu potencial ainda está longe de um aproveitamento ideal. Um ótimo caminho para seu uso máximo está no investimento em geração distribuída. Essa modalidade permite que os consumidores produzam sua energia no local de consumo ou próximo a ele. Já sabemos que essa tecnologia tem se espalhado rapidamente com essa forma de produção e consumo. Os projetos, então, são instalados nos telhados das residências, nas coberturas de shoppings e estacionamentos, supermercados, galpões, fábricas e em muitas outras áreas disponíveis.
Como comprar energia fotovoltaica de uma fazenda solar?
Para adquirir e utilizar energia limpa proveniente de uma fazenda solar, basta comprar ou alugar um dos lotes disponíveis. Dessa forma, toda a energia gerada por esse lote poderá ser consumida ou abatida da sua conta de luz por meio de créditos de energia. O funcionamento dos créditos energéticos envolve um cálculo mensal que considera a diferença entre a energia excedente gerada na fazenda solar e o consumo da rede elétrica nacional.
Quem pode contratar lotes de uma fazenda solar?
Qualquer pessoa, empresa ou indústria com uma conta de luz superior a R$ 3.000 por mês pode adquirir cotas de uma fazenda solar. Essa é uma excelente maneira de investir em energia renovável e, ao mesmo tempo, reduzir os custos energéticos dos imóveis.
Vantagens e desvantagens da fazenda solar
As vantagens da energia solar são muitas e incluem a economia de energia, a proteção do meio ambiente e a redução do aquecimento global. No entanto, também existem desvantagens que devem ser consideradas antes de dar início ao projeto da sua fazenda solar.
Vantagens
Algumas das principais vantagens de investir em uma fazenda solar incluem:
Menor investimento: ao adquirir uma cota em uma fazenda solar, você evita os custos de compra e instalação dos painéis fotovoltaicos. Isso torna o investimento inicial significativamente menor do que instalar um sistema em sua propriedade;
Praticidade: além de aproveitar um sistema em pleno funcionamento, sem precisar esperar pela sua instalação, não será necessário arcar com os custos de manutenção dos equipamentos.
Desvantagens
Algumas das desvantagens associadas ao investimento em fazendas solares são:
Economia menor: a economia na conta de luz é menor do que a obtida mediante sistemas solares próprios. Isso acontece por conta do aluguel do lote;
Retorno mais longo: já que a economia é menor, o prazo para obter o retorno sobre o investimento inicial é mais longo;
Custeio de rede: a Lei 14.300/22 pode reduzir a lucratividade dos projetos de geração compartilhada, como as fazendas solares. Isso ocorre devido a um novo cálculo que considera os custos pelo uso da rede.
A energia solar é a melhor alternativa para sua casa ou empresa?
A instalação de energia solar oferece diversos benefícios para residências e empresas, contribuindo para um futuro mais sustentável. No entanto, antes de investir em um projeto solar, é crucial avaliar o consumo atual para determinar se a energia solar é a melhor opção. Para isso, leve em consideração a incidência solar no local onde o projeto será instalado, bem como o tamanho da sua construção e o consumo energético mensal.
Produza a sua energia com o apoio de Aldo Solar
A Aldo Solar tem condições exclusivas para integradores com projetos de fazenda solar. Que tal dar uma conferida? Entre em contato conosco! Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferecem financiamento inteligente e totalmente digital.
Saiba mais:
https://www.aldo.com.br/
Parabéns!