Alexsandro Monteiro, executivo especializado em varejo e transformação digital. Foto: Lucas Cardoso

Alexsandro Monteiro: IA já transforma a experiência do cliente e as operações no varejo

Empresa 5.0: uso de IA em nível avançado ainda encontra dificuldades de ser implementado no varejo brasileiro

A maturidade digital avançada sincronizada com o uso da IA super inteligente, ainda é uma das maiores dificuldades das empresas brasileiras

A inteligência artificial (IA) está deixando de ser apenas uma promessa futurista e se consolidando como uma ferramenta estratégica no presente — no setor varejista, a IA já gera impactos mensuráveis tanto na experiência do consumidor quanto na eficiência operacional. No  entanto, o uso da IA corporativa para otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e  análise de dados complexos para gerar insights valiosos que  impulsione a inovação em diversas áreas de um negócio ainda são um terreno arenoso para a maioria das corporações. De acordo com Alexsandro Monteiro, executivo especializado em varejo e transformação digital, um dos principais obstáculos é a ausência de dados estruturados. “Boa  parte dos negócios  ainda se encontram em fases iniciais de maturidade digital, inviabilizando a adoção de soluções avançadas de IA” explica.

Segundo a pesquisa da Bain & Company sobre a adoção da IA generativa, cerca de 25% das empresas brasileiras já implementaram ao menos um caso de uso em inteligência artificial,  um salto significativo frente aos 12% registrados em 2024. O estudo revela ainda que 67% das organizações no país posicionam a IA entre suas cinco prioridades estratégicas máximas, enquanto para 17% ela representa o principal foco de investimentos. Foi observado que as empresas que adotaram IA generativa reportaram ganhos concretos: aumento de 14% na produtividade e crescimento de 9% nos resultados financeiros.

Contudo, desafios críticos persistem: infraestrutura tecnológica e escassez de talentos qualificados foram citados por 39% dos entrevistados como principais barreiras para aceleração. Há uma  imensa variedade de uso de IAs e muitos varejistas já utilizam ou testam soluções baseadas nesta tecnologia, seja nas áreas de marketing, vendas, análise preditiva e segmentação de consumidores. Entretanto, falta integrar essas tecnologias aos objetivos do negócio além de se tornar uma empresa 5.0 e  alcançar um nível avançado de maturidade digital para  seguir o processo de sincronização de informações e posteriormente,  o treinamento da IA até chegar ao nível mais inteligente. “Percebemos uma dificuldade do varejista em criar e administrar a estrutura necessária internamente ou de aceitar a possibilidade de terceirizar esta equipe” complementa Monteiro.

A inteligência artificial vem desempenhando um papel fundamental no apoio à tomada de decisões estratégicas de empresas e indústrias em todo o mundo, ao proporcionar a análise de dados de forma rápida e precisa, elevar a eficiência operacional, oferecer insights valiosos e identificar novas oportunidades de negócio. No Brasil, há diversos desafios na implementação da IA Corporativa no varejo. Para sanar essa dificuldade, empresas  tem contratado  consultorias para analisar o cenário atual do negócio e estruturar  um plano de  crescimento integrado promovendo uma visão de longo prazo, alinhada à busca do maior nível de maturidade em dados.“Há empresas que estão repensando suas estratégias, dando um passo atrás para estruturar melhor o uso da IA.  Sem essa base, a IA fica restrita a soluções pontuais e a longo prazo pode comprometer o percentual de atuação no mercado”.

As empresas que tratam a IA generativa como motor de transformação estão remodelando estratégias e liderando a corrida competitiva. Com a evolução acelerada da tecnologia e redução de custos, organizações proativas que integram essas ferramentas aos processos não só ampliam sua eficiência, como criam novas oportunidades de negócio. “As instituições que saberem fazer a leitura dos dados se tornarão mais competitivas no seu mercado de atuação, eficientes  tendo em vista que há uma otimização dos recursos” finaliza Monteiro.

Alexsandro Monteiro – Executivo de Tecnologia com 20 anos de experiência nos setores varejista e financeiro, com atuação em empresas como Leroy Merlin, Netshoes, Cielo, Accenture, PwC. Atua como  especialista em tecnologia e varejo, integração de tecnologias emergentes (IA, Big Data, IoT) e estratégias omnichannel, é reconhecido por liderar iniciativas que conectam inovação, eficiência operacional e experiência do cliente. Acumula prêmios como o Melhor Uso da TI (IT Fórum) e foi responsável pelo maior programa de fidelidade do varejo brasileiro.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@cooperativainovadora.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@cooperativainovadora.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.