Evento mobilizou lideranças, empreendedores e instituições para fortalecer o ecossistema de inovação da Região Metropolitana e Litoral Norte. Crédito: Jaime Freitas/PMNH

Conexão Inova RS destaca resiliência gaúcha e inovação no CIT em Novo Hamburgo

Painel “Águas que Marcam” encerra evento com reflexões sobre desafios climáticos e reconstrução sustentável

Novo Hamburgo foi palco, nesta terça-feira (17), de um encontro que conectou inovação, sustentabilidade e reconstrução: o Conexão Inova RS. Realizado no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), o evento reuniu startups, especialistas, lideranças públicas e privadas para debater soluções criativas diante dos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul, especialmente após os recentes eventos climáticos extremos.

Com uma programação intensa, o evento contou com pitches de 11 startups regionais, momentos de networking e o painel temático “Águas que Marcam: A Resiliência Gaúcha”, que encerrou as atividades com reflexões profundas sobre adaptação climática e o papel da inovação na reconstrução do Estado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), Daiana Monzon, que mediou o painel, destacou o compromisso da cidade com a inovação responsável. “Este evento mostra que é possível alinhar tecnologia, cooperação e propósito para enfrentar grandes desafios. A inovação não é apenas sobre o futuro — é sobre reconstruir o presente com inteligência e solidariedade.”

Durante o painel, a diretora geral do SESI, SENAI e Instituto Euvaldo Lodi RS, Susana Kakuta, chamou a atenção para o papel das instituições na formação de redes de apoio. “A resiliência nasce da preparação e da capacidade de aprender com as crises. Precisamos de uma indústria que pense com empatia e aja com estratégia.”

Já o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, trouxe dados e exemplos da capital sobre reconstrução pós-enchentes. “O maior ativo que temos é a colaboração. A resposta às mudanças climáticas exige articulação entre cidades, universidades, empresas e comunidades.”

Representando o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Estado, Alexandra Passuelo reforçou a importância da ciência na tomada de decisões públicas. “Planejar o futuro climático do RS é mais urgente do que nunca. Estamos aprendendo, mapeando vulnerabilidades e buscando integrar conhecimento técnico com ações práticas nos territórios.”

O evento também contou com a participação de diversas lideranças que reforçaram o compromisso regional com a inovação. Estiveram presentes o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti; a secretária de Inovação de Gravataí, Selma Fraga; o diretor de Inovação e Atração de Investimentos de Canoas, Flavio Camillis; a secretária de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária de Capão da Canoa, Silvana Schacker; o secretário de Governo de Tramandaí, Luiz Paulo do Amaral; e o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Dirceu Linden Jr.

Também participaram o reitor da Universidade Feevale e representante do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), José Paulo da Rosa, acompanhado do professor e gestor executivo do Tecnosinos, Sílvio Bittencourt da Silva; a gestora de Inovação de Esteio, Suéllen Viegas; o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Joel Dadda, e o gerente do Núcleo de Negócios LAB FECOMÉRCIO/SENAC, Gelson Álvaro Junqueira,

O Conexão Inova RS contou com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da SMDEIT e do CIT, e com patrocínio da Unimed Vale dos Sinos e da Posicionar – Estratégia com Propósito. Também apoiaram a iniciativa a Delicy’s Padaria e Confeitaria, o Governo do Estado, por meio da FAPERGS, e os membros da Mesa Gestora do Inova RS.

A presença de startups com soluções voltadas à inteligência artificial, sustentabilidade e educação também mostrou que a região tem talentos prontos para contribuir com o desenvolvimento do Estado. “Essa diversidade de ideias é o que fortalece o nosso ecossistema”, completou a secretária Daiana. “Seguiremos juntos por uma inovação com impacto e sentido.”

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@cooperativainovadora.com.br

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@cooperativainovadora.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.