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Cooperativas são campeãs em exportações: descubra em quais setores

Cooperativas são campeãs em exportações: descubra em quais setores

Do Brasil para várias partes do mundo. Os produtos das cooperativas brasileiras estão atravessando fronteiras e marcando presença em diferentes continentes. Ásia, Europa e América do Norte aparecem entre os principais mercados consumidores dos produtos coop. E as cooperativas agro é que dominam a pauta exportadora do cooperativismo.

A qualidade da marca coop está chegando em lugares como China, Alemanha, Estados Unidos, Países Baixos e Japão. Para mostrar a representatividade das exportações das cooperativas, fizemos um recorte das vendas registradas por coops que contam com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 207 no total.

Acordo de Cooperação – Esta assessoria faz parte de um acordo de cooperação entre o Sistema OCB e a ApexBrasil para promover os produtos do cooperativismo brasileiro internacionalmente. Uma parceria firmada em 2020 e renovada em 2023. A realização de rodadas de negócios também faz parte deste trabalho, e já tem uma nova edição marcada para maio, oportunidades interessantes de negociação entre coops e potenciais compradores. (veja mais no tópico PEIEX Coop)

“Cada vez mais, as cooperativas ganham eficiência no processo de produção com qualificação e investimento em inovação e práticas sustentáveis. Estes são, com certeza, fatores importantes, que têm contribuído para que os produtos cooperativistas cheguem a novos países. E o trabalho feito com a ApexBrasil nos ajuda na missão de abrir novos caminhos para o cooperativismo no mercado exterior”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Exportações das cooperativas em 2023

Só no último ano, esse grupo de cooperativas contabilizou US$ 8,4 bilhões em exportações diretas, sem contar os valores registrados via comerciais exportadoras. São produtos vendidos in natura e, também, com maior valor agregado. Em segmentos específicos, por exemplo, as coops também tiveram uma participação significativa no total exportado pelo Brasil.

Nas vendas de leite condensado, o setor cooperativista respondeu por 71% das vendas nacionais. Os números fazem parte da atualização do Anuário do Cooperativismo Brasileiro (Anuário Coop), cuja nova edição deve ser divulgada ainda no primeiro semestre.

2022 – Já em 2022, as negociações somaram US$ 7,3 bilhões, segundo dados do Anuário Coop 2023. Deste total, China, Alemanha, Estados Unidos, Países Baixos e Japão, os quatro países citados logo no início do texto, responderam por quase metade das negociações – US$ 3,5 bilhões.

Principais destinos dos produtos com a marca coop

*China – US$ 1,6 bilhão

*Alemanha – US$ 576,9 milhões

*Estados Unidos – US$ 563,8 milhões

*Países Baixos – US$ 426,9 milhões

*Japão – US$ 401,3 milhões

Sabia que essas mesmas coops foram responsáveis por 2,2 % de tudo que foi vendido pelo Brasil ao exterior em 2022? Naquele ano, as exportações do país chegaram a US$ 335 bilhões, segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. E quando olhamos para os embarques do agronegócio brasileiro, a participação cooperativista é ainda maior. Em 2022, 6,8% das vendas do país contabilizaram US$ 75,1 bilhões e foram feitas por cooperativas.

Produtos em destaque nas vendas ao exterior
Agora vamos falar dos produtos que responderam pela maior parte da pauta de exportação das cooperativas no mesmo período. O segmento de proteína animal é o que rendeu maior retorno financeiro às coops, totalizando US$ 3,6 milhões, valor dividido entre as exportações de carnes de aves e carne suína. Na sequência, aparece o café não torrado, seguido por dois produtos derivados da soja – óleo de soja e soja triturada.

Top 5 produtos exportados pelas cooperativas (milhões US$)

*Carnes de aves – US$ 2.262

*Café não torrado – US$ 1.656

*Carne suína – US$ 841

*Óleo de soja – US$ 755
*Soja triturada – US$ 577

E nas exportações brasileiras – O assunto ainda é produto, mas agora olhando para a participação das cooperativas nas exportações do Brasil. Reunimos os produtos com maior contribuição coop nos embarques nacionais para outros países. Diferentes tipos de cortes de carne suína aparecem entre os destaques. Suco de uva e carnes de aves também estão na pauta com percentuais interessantes.

Participação de destaque do cooperativismo (milhões US$)

*Toucinho suíno – 86,2%

*Suco de uva – 63,3%

*Miúdos de suínos – 51,3%

*Pedaços de suínos – 43,7%

*Conservas de aves – 34,2%

Estados com maior percentual de cooperativas exportadoras
E onde estão as cooperativas que mais exportam no país? Nessa amostra com 207 coops que estão levando seus produtos para outros lugares no mundo, cerca de 64% delas estão concentradas no eixo Sul – Sudeste do país. Nesta ordem, os estados que mais se destacam são: Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. Juntos, eles contabilizam US$ 6,5 bilhões do total exportado pelas coops.

E olha só que interessante: segundo o Anuário Coop 2023, os municípios que contavam com a presença de cooperativas apresentavam um acréscimo médio de US$ 344 por habitante nas exportações.

UFs que lideram as exportações do coop

*Paraná – US$ 3,3 bilhões (44,8%)

*Minas Gerais – US$ 1,8 bilhão (20,8%)

*Santa Catarina – US$ 1,4 bilhão (18,9%)

Qualificação das cooperativas para exportação
Uma das missões do Sistema OCB é apoiar as cooperativas na conquista de novos mercados, tanto dentro do Brasil quanto em outros países. Uma das maneiras de fazer isso acontecer é pelo relacionamento institucional e pela atuação conjunta com organizações públicas e privadas, no cenário nacional e internacional.

Nesse sentido, destacamos a parceria estratégica do Sistema OCB com a ApexBrasil, que ganhou ainda mais força em 2020, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. O termo foi renovado em 2023 para uma segunda edição, com vigência até 2025. Em destaque neste novo período: o fomento a iniciativas que promovam a igualdade de gênero ou que tenham foco em produtos da biodiversidade amazônica e do Cerrado

E no escopo do acordo, está o PEIEX Coop – Programa de Qualificação para Exportação com foco no cooperativismo, uma metodologia desenvolvida pela agência, que passou a fazer parte das ações com as cooperativas em 2021.

Objetivo – A ideia é preparar as coops para a prospecção de negócios no mercado internacional. E os resultados mostram que investir em conhecimento, gestão e planejamento aumenta e muito a competitividade das cooperativas. Somando a esse processo de capacitação, participações em missões e feiras internacionais, com a oportunidade de realização de rodadas de negócios, abrem novas portas para os produtos coop em outros países.

Como funciona o PEIEX Coop?
A cada ciclo, é ofertado um número de vagas para qualificação das cooperativas, que podem procurar as organizações estaduais do Sistema OCB e manifestar o interesse em participar do programa. As ações de capacitação têm uma duração média de 4 meses.  Mais de 50 cooperativas já foram beneficiadas diretamente pelo PEIEX Coop. Destas, 14 já concluíram o programa e 37 estão avançando em seus planejamentos e devem finalizar seus planos de exportação até agosto deste ano.

A proposta, segundo a coordenadora de negócios do Sistema OCB, Pamella Lima, é estimular as cooperativas a iniciarem o processo de exportação, preferencialmente de forma direta. “A ideia é que elas estejam preparadas para exportar sem precisar da  intermediação de traders,  o que as coloca em uma posição mais vantajosa para obter lucros. O programa desenvolve conhecimentos internos nas cooperativas, capacitando-as a atuar de forma autônoma no comércio internacional”, destaca.

>> Com isso, as cooperativas não apenas aumentam sua capacidade exportadora, mas também aprimoram seus aspectos gerenciais internos, tornando-se mais competitivas no mercado nacional e aptas para o mercado internacional.

*Atendimento personalizado – As cooperativas selecionadas recebem uma consultoria online individualizada, realmente personalizada, com a orientação de especialistas em comércio exterior. Esses profissionais acompanham as coops em todas as etapas do processo de exportação. A ideia é, por meio de entrevistas e diagnósticos, avaliar desafios e oportunidades, considerando os produtos de cada cooperativa e os mercados em potencial.

*Planejamento estratégico – Feito isso, é hora de pensar em estratégias e ações operacionais, com tempo para realização de cada um delas e metas a serem atingidas. Passos importantes para começar, de fato, a exportar. Antes do plano de exportação, é iniciado um plano de trabalho, que inclui um diagnóstico com 28 tópicos de capacitação, momento em que a cooperativa seleciona um produto para exportação e define um mercado (exemplo: Alemanha).

*Promoção Internacional – Depois de tudo pronto, é hora de fazer contatos estratégicos com potenciais parceiros comerciais. Isso acontece na fase de promoção internacional. Pensando em expandir sua atuação para novos mercados, as cooperativas terão a oportunidade de participar de eventos internacionais, como feiras e missões, além de rodadas de negócios. E para apresentarem seus produtos e diferenciais, é importante que as coops tenham materiais de divulgação atualizados para diferentes idiomas, como inglês, espanhol e português.

Reserva de vagas – Para participar dessas iniciativas, as cooperativas também contam com o apoio da ApexBrasil, a partir da parceria com o Sistema OCB. “São reservadas vagas para as coops que têm interesse em se capacitar para compreender o processo de exportação, 11% do total disponibilizado pela agência em suas ações de promoção comercial.

Rodada de negócios – A partir do Acordo de Cooperação firmado entre o Sistema OCB e a ApexBrasil, as cooperativas brasileiras também têm a oportunidade de participar de negociações com representantes comerciais de vários lugares do mundo. Desde 2020, já foram realizadas duas edições, no formato online, totalizando US$ 3,9 milhões em negociações. E já tem uma nova rodada agendada para os dias 16 e 17 de maio, desta vez presencial, na sede da agência, em Brasília (DF). Serão 30 coops e 10 compradores internacionais interessados na comercialização de alimentos e bebidas. Trata-se do Exporta Mais Brasil Cooperativas.

Rumo a Portugal
E o que pensam as cooperativas sobre o PEIEX Coop e seus resultados? Nós conversamos com o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa dos Produtores de Orgânicos do Vale do Jaguaribe (Optar Orgânicos), José Arcino. Falamos sobre a participação da coop cearense no programa e as perspectivas para um futuro próximo. Depois de passar por todas as etapas de qualificação, contando com o apoio da ApexBrasil e do Sistema OCB, a Optar Orgânicos fechou um plano estratégico de exportação priorizando inicialmente a acerola, com destino ao mercado europeu, em especial Portugal.

Agora, a cooperativa está em busca de linhas de fomento para investir em uma unidade de beneficiamento. “Nosso objetivo é agregar valor à produção. Podemos trabalhar, por exemplo, com suco ou concentrado de acerola. Isso aumenta a nossa pauta para exportação. A ideia é investirmos nisso para, depois, iniciar a comercialização internacional, começando por Portugal, conforme definimos no plano de negócios. A nossa intenção é começar a exportar, efetivamente, em 2025”,  comenta.

PEIEX Coop – E nesse sentido, José Arcino destaca: “Participar do PEIEX Coop foi fundamental. Tivemos apoio em todo o processo e conseguimos entender bem o que é preciso para começar a exportar, quais são as exigências de cada país e os fatores que temos de considerar na hora de buscar um novo mercado. Isso faz toda a diferença na hora de negociar”, diz.

Optar Orgânicos – A cooperativa foi fundada em 2019, em Russas, uma cidade localizada no interior do Ceará, e conta hoje com 36 cooperados. Além da acerola, que é o carro-chefe da produção, os associados trabalham também com coco e açaí.

Serviço:

Se a sua cooperativa ainda não exporta ou quer potencializar as vendas no exterior, nós temos outra dica interessante para você. No site NegóciosCoop, reunimos conteúdos especializados sobre inteligência de mercado, estratégias comerciais, inovação, tendências, comportamento do consumidor e muito mais.