Encontro acertou últimos detalhes para a realização da feira, de 26 de agosto a 3 de setembro – Foto: Julia Chagas/Seapi
Faltando 18 dias para iniciar a Expointer 2023 – que é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina – a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), realizadora do evento, reuniu-se nesta terça-feira (8/8), com as entidades copromotoras da feira.
Um encontro para alinhamento entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Sistema Ocergs-Sescoop/RS (Ocergs) e a prefeitura de Esteio, para organizar os últimos detalhes antes da feira, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, agradeceu a parceria de todas as entidades que fazem um esforço, junto com o Estado, para que a feira seja sempre um sucesso. “Sabemos que sempre podemos contar com as entidades, com a colaboração de todas elas para que a feira aconteça. Também é preciso reconhecer as importantes obras de melhorias que estão sendo realizadas dentro do Parque para melhor receber os nossos expositores e visitantes, fruto dessa parceria entre o poder público e as entidades”, afirmou, ao lado do secretário adjunto da pasta, Márcio Madalena.
“Estamos muito bem encaminhados para mais essa edição da Expointer e muito por causa desse alinhamento e parceria que tem sido construída com as entidades. Vários investimentos estão sendo feitos, como a reforma do pavilhão de bovinos de corte e ovinos, talvez considerado um dos mais importantes”, frisou a subsecretária do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima.
O presidente do Simers, Claudio Bier, destacou que são quase um hectare e meio de área revitalizada no pavilhão e que são melhorias esperadas há anos. Também destacou que a parceria que existe com a Secretaria da Agricultura é muito boa e importante.
Com todos os seus espaços ocupados, o diretor financeiro da Farsul, José Alcino de Souza Ávila, destacou a potência que a Expointer tem e que a feira é a mostra do que o Rio Grande é e faz. O presidente da Ocergs, Darci Hartmann, afirmou que a Expointer será palco de discussões importantes para o agro, principalmente na estruturação de processos de inovação e tecnologia.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, ressaltou que estamos vivenciando uma Expointer muito mais organizada. E que a feira é a vitrine do nosso agro, do nosso campo e dos nossos produtores. Já o presidente da Febrac, João Francisco Wolf, destacou a importante união entre as entidades, que fortalece a feira e as iniciativas voltadas ao agro.
Parabéns!