Oportunidades reais para pequenos negócios

Quando se fala em ESG (ambiental, social e governança), um número considerável de pequenos empresários ainda pensam: “isso é coisa de empresa grande”. Mas a verdade é que o futuro dos negócios — inclusive os pequenos — passa por práticas mais sustentáveis, éticas e transparentes. Parece óbvio! Mas não é.

ESG é o novo ‘mantra’ para gestores. E a comunicação, tanto interna quanto externa, é a ponte que conecta esses valores à realidade do dia a dia.

Na Visão de Curto prazo: Comece pelo simples. No aspecto ambiental, pequenas ações já fazem diferença: reduzir o uso de papel, adotar sacolas reutilizáveis, ou escolher fornecedores locais. Socialmente, valorize sua equipe com escuta ativa, horários flexíveis e reconhecimento. Na governança, organize processos, registre decisões e mantenha a transparência com clientes e parceiros.

E lembre que a política da boa vizinhança pode se tornar um dos Ativos mais importantes do seu negócio nessa caminhada.

Comunicação é Chave: Uma boa comunicação interna fortalece o time e evita ruídos. Já a externa mostra ao cliente que sua empresa tem propósito. Marketing com honestidade na comunicação pode evitar entendimentos dúbios e stress ao cliente. Use redes sociais para contar suas ações sustentáveis, compartilhe bastidores e envolva a comunidade. Isso gera conexão e fidelidade. E constrói Reputação.

Na Visão de Médio Prazo: Estruture, evolua e crie metas simples de ESG, como reduzir o consumo de energia em 10% ou apoiar uma causa local (como juntar tampinhas de plástico ara compra de cadeiras de rodas). Formalize políticas internas e treine sua equipe. A comunicação aqui deve ser constante: newsletters, reuniões curtas e presença digital ativa.

E no Olhar de Longo Prazo: Consolide e inspire! Repense sempre seus objetivos, não cristalize eles. Olhe para o lugar que você quer estar. Materialize na sua mente a visão desse espaço, desse lugar. E Planeje como chegar nesse cenário fazendo as devidas reservas financeiras e pense, também, quais pessoas quer com você nessa jornada.

Com o tempo, essas práticas viram cultura. Você pode até se tornar referência no seu bairro ou cidade. É o caso das produtoras de cosméticos naturais e veganos, Use Orgânico, Arte dos Aromas e Ahoaloe, que começaram com uma pequena loja online e hoje são empresas de médio porte com forte atuação em ESG. Outro exemplo é a ‘Loja Integrada’, que nasceu como uma startup voltada para pequenos lojistas e hoje é uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, apoiando milhares de pequenos negócios a crescerem com responsabilidade.

Olhar otimista, mas crítico sempre!

Levar ESG a sério não é modismo — é sobrevivência e diferencial competitivo. É Ser de Fato e não apenas: ‘estar na pauta’. E mesmo que sua empresa seja pequena, ela pode ser grande em impacto. O segredo está em começar, comunicar bem e crescer com propósito. E SEMPRE…fale e faça com sinceridade!

Porque o ditado-popular que diz… “mentira tem perna curta”É Verdade!

————————–

KÁTYA DESESSARDS é Jornalista, Conselheira e Mentora em ESG e Comunicação Estratégica. Co-Autora no livro: Gestão! Como Evoluir em uma Nova Realidade?. Experiência de 27 anos em diversos setores do mercado.  |  Quer Saber Mais?  CLICK AQUI

>> A coluna semanal fonteESG é publicada as segundas-feira.

Sugestões de Pautas: katyadesessards@gmail.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@cooperativainovadora.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@cooperativainovadora.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.