Durante evento no RS Innovation AgroStage, 55 entidades assinaram o manifesto do Centro de Inteligência do Agro, na Expointer, na manhã desta terça-feira (29/8). O projeto, encabeçado pelas secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Fazenda (Sefaz), de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Rural (SDR), pretende impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio.
O vice-governador Gabriel Souza acompanhou a abertura do evento e falou sobre como a inovação no agronegócio é importante para melhorar o aquecimento da economia. “Para qualquer tamanho de propriedade rural é muito necessário ter inovação e tecnologia para tentar melhorar a produtividade e também a renda do produtor, manter os jovens no campo, fazendo com que a economia se aqueça cada vez mais. E a inovação, que está no centro do governo do Estado, este ano a Expointer também vem voltada para este ponto, haja vista que o tema tem para o setor”, afirmou.
A titular da Sict, Simone Stülp, apresentou o manifesto e explicou sobre a relevância de um trabalho como o proposto para possibilitar maiores avanços para o agronegócio gaúcho. “Ver este local tão presente e pujante, com todas as forças da nossa cadeia do agronegócio demonstra o porquê precisamos avançar na construção de uma governança e de uma inteligência para o setor no Rio Grande do Sul. Estamos em um momento extremamente positivo, de excelentes convergências, com diferentes atores da quádrupla hélice manifestando intenções de trabalhar em projetos que efetivamente possam colocar a cadeia do agronegócio gaúcho em outro patamar”, assegurou.
A proposta para o centro envolve a definição de objetivos gerais, focos temáticos de atuação, forma de governança, infraestrutura física, parcerias estratégicas e formas atração e manutenção de talentos.O projeto envolve o trabalho do governo do Estado, por meio de sete secretarias, empresas privadas, entidades representativas do agro, instituições acadêmicas e sociedade civil organizada.
Também presente na assinatura, o secretário da Seapi, Giovani Feltes, exaltou o momento que vive o setor agropecuário gaúcho com os investimentos em inovação, afirmando ser um desenvolvimento que não pode ser parado. “Estamos vivendo um momento aceleração, volume de informações e crescimento que de certa forma impacta a todos e, claro, as novas gerações já vem aparentemente com essa novarealidadeinjetada em seu DNA podem tornar esse momento imparável. Com um Centro de Inteligência, com espaço para demonstração, certamente teremos inúmeros exemplos aqui na Expointer, pois o que não falta é inovação e tecnologia”, comentou.
Já o economista e consultor Aod Cunha ressaltou que a inovação depende de pessoal qualificado dos meios acadêmico, empreendedor e governamental para se concretizar. “O agronegócio precisa de gente boa que consiga pensar na inovação. Essa é a provocação inicial que deixo para o centro”, disse ele, que citou exemplos de iniciativas inspiradoras na área.
Para finalizar, a secretária Simone Stülp apresentou a estratégia desenvolvida nos últimos meses para tornar o Centro do Agro uma realidade. Diversas secretarias e entidades ligadas ao agronegócio participaram dessa construção coletiva: “É um movimento colaborativo, com o governo liderando atualmente, mas com a participação de todos. Queremos ter uma plataforma real, feita de pessoas que se conectem na discussão”. Ela ainda apontou o lançamento do edital Inova RS Agro, na segunda-feira (28), como um marco importante deste momento.
O manifesto foi assinado pelas seguintes secretarias e entidades públicas e privadas:
Na segunda-feira (28/8), o governo do Estado lançou um novo edital dentro do programa Inova Agro. O recurso de R$ 2,5 milhões será destinado para fomentar projetos estratégicos que busquem soluções em irrigação, descarbonização, aumento de eficiência de produção e transição energética, que envolvam parcerias entre universidades e, no mínimo, uma empresa, bem como entidades da sociedade civil organizada e órgãos públicos.
O prazo de submissão de propostas vai até 12 de outubro de 2023, com divulgação dos resultados finais prevista até 16 de novembro de 2023. Mais informações podem ser conferidas no site da Sict: www.sict.rs.gov.br.
Parabéns!