Seis dos dez azeites de oliva extravirgens gaúchos que figuram na lista de 500 melhores do mundo, organizada pelo ranking italiano Flos Olei – considerado um dos mais prestigiados do setor -, possuem o selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Dos 12 azeites brasileiros presentes na lista deste ano, 10 são gaúchos, o que evidencia a qualidade da produção do Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 80% da produção de azeite de oliva nacional, conforme dados do Ibraoliva.
As marcas que integram o ranking e contam com o selo da Sict são: Bem-te-vi, Capela de Santana, Capolivo, Casa Marchio, Estância das Oliveiras e Verde Louro. O selo Produto Premium Origem e Qualidade RS segue um rigoroso processo de análise dos azeites extravirgens inscritos, contando com painéis sensoriais e análises físico-químicas. Este ano, a entrega oficial de certificados aos agraciados na edição 2023 foi realizada no palco do RS Innovation Agro, dentro da programação da 46ª Expointer.
De acordo com a titular da Sict, Simone Stülp, o selo ressalta a inovação e a tecnologia presentes na cadeia da olivicultura, evidenciando a importância de setores tradicionais, ligados à agricultura e à alimentação. “É um orgulho imenso vermos que o Rio Grande do Sul transformou a cadeia de produção de azeites de oliva extravirgens em cerca de vinte anos, e isso só foi possível graças à inovação, à pesquisa e à incorporação de tecnologia. O selo Produto Premium Origem e Qualidade RS atesta isso e busca evitar fraudes, agregando valor a produtos com qualidade de produção superior”, explica.
Bem-te-vi
Capela de Santana
Capolivo
Casa Marchio
Estância das Oliveiras
Verde Louro
Parabéns!