cooperativa-inovadora-carimbo-somos-coop-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ceo-ecossistema-startups-leads-governo-entidade-universidade-ocb-sebrae
agro-inovador-agrishow-feira-ribeirao-preto-sp-labs-inovacao-marketing-publicidade-agencia-leads-vendas-lancamento-midia-kit-rede-brasil-
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
transporte-rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16
Das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 melhores universidades em cinco. Foto: Governo de SP.

USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo

Universidade se destacou nas áreas de Direito, Educação, Medicina e Saúde, Artes e Humanidades, e Ciências Sociais

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou nesta quarta-feira (22) o THE World University Rankings by Subject 2025, que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento.

Das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 melhores universidades em cinco: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).

As universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas, só perdem em Ciências da Computação e em Medicina e Saúde, que são lideradas pela Universidade de Oxford. A Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foram as instituições que conquistaram mais áreas, três cada.

Nesta sétima edição, o THE by Subject atualizou sua metodologia, passando a empregar os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, adaptados para cada área de conhecimento. Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes).

Liderança entre as universidades latino-americanas

A USP também se destacou nos principais rankings da consultoria britânica, divulgados no final do ano passado. No ranking geral, o THE World University, publicado no dia 8 de outubro, a USP foi classificada na 199ª posição, voltando a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo, posição que não alcançava desde 2013. Já no THE Latin America University Ranking, divulgado no dia 12 de novembro, a Universidade retomou a liderança entre as universidades latino-americanas, posição que não ocupava desde 2017.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

rede@brasilinovador.com.br

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Cooperativa Inovadora. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe enviando o seu material.

Aldo Cargnelutti

rede@brasilinovador.com.br

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Cooperativa Inovadora. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe enviando o seu material.